Código: | LAIS101 | ||||||||||||||||||||||||||
Sigla: | LPT | ||||||||||||||||||||||||||
Secção/Departamento: | Ciências da Comunicação e da Linguagem | ||||||||||||||||||||||||||
Semestre/Trimestre: | 1º Semestre | ||||||||||||||||||||||||||
Cursos: |
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Nº de semanas letivas: | 15 | ||||||||||||||||||||||||||
Carga horária: |
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Responsável: |
Mariana Abrantes de Oliveira Pinto Alte da Veiga |
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Corpo docente: |
Nadine da Costa e Silva |
Português
Refletir sobre a estrutura e funcionamento da Língua Portuguesa.
Compreender e produzir uma diversidade de textos, seja oralmente, seja por escrito, de acordo com diferentes tipologias, intencionalidades e estilos.
Desenvolver a competência comunicativa e argumentativa.
Perspetivar a importância do domínio da Língua Portuguesa na formação pessoal, académica e profissional.
Reconhecer e utilizar os discursos específicos e vocabulário próprio dos contextos de intervenção. Consolidar processos de desenvolvimento da linguagem verbal.
1. Domínio da Língua Portuguesa como instrumento de cognição e comunicação
1.1 Contextos e necessidades comunicativas.
1.2 Instrumentos de apoio ao estudo.
2. Cultura linguística: conceitos básicos
2.1 Linguagem, língua, fala.
2.2 Sincronia e diacronia.
2.3 Níveis de língua.
2.4 Norma e desvio(s).
2.5 Domínios e variedades do Português atual.
2.6 Síntese da História da Língua Portuguesa.
3. Estrutura e funcionamento da língua: zonas críticas
3.1 Aspetos fonológicos, morfológicos, sintáticos, semânticos e pragmáticos.
3.2 Questões de ortografia, acentuação e pontuação.
3.3 Formação de palavras.
3.4 Formas de tratamento em português.
4. Usos orais e escritos da língua
4.1 Conceito de texto e de discurso.
4.2 Princípios de textualidade.
A unidade curricular pretende ser um espaço de aprendizagem e reflexão sobre a Língua Portuguesa enquanto objeto de estudo, não tanto como um objeto autónomo, mas como compreensão e produção de textos, e porque a prática textual implica situações de uso da língua oral e escrita, as oportunidades educativas a criar, através da compreensão e produção de diferentes tipologias de textos, são potenciadoras do desenvolvimento das competências comunicativas dos estudantes.
A metodologia propicia a relação teoria/ prática assente no trabalho de pesquisa, individual ou em grupo. Realizar-se-ão trabalhos práticos tendo em vista a consolidação de conhecimentos sobre o funcionamento da língua e de receção, análise e produção textuais. Realizar-se-á um seminário para apresentação e discussão de temáticas induzidas pelos conteúdos programáticos. O seminário será organizado pelos estudantes, em grupos, apoiados pelo(a) docente.
O facto do ponto de partida serem as necessidades comunicativas verificadas nos estudantes e/ ou por eles identificadas, bem como a preocupação em desenvolver competências de resolução de problemas, de análise e síntese, de exercício de espírito crítico e de autonomia são disso testemunho. Ainda outro testemunho prende-se com o acompanhamento tutorial que decorrerá em presença e, ainda, o apoio à distância, através da plataforma Moodle.
A avaliação é contínua e inclui a participação ativa dos estudantes nos trabalhos individuais ou em grupo. A classificação tem em conta: - assiduidade (2,5%) - elaboração de várias produções textuais escritas (15%) - testes (50%) - pesquisa, elaboração e apresentação em seminário de um tema programático (32,5%).
Presencial
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